quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Jardim de Piranhas potencializa programas de Saúde com implantação do NASF



A secretaria municipal de Saúde de Jardim de Piranhas iniciou nesta terça-feira, 25, o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), grupo de sete profissionais formado para dar apoio à estratégia Saúde da Família e PSFs. A primeira ação, denominada de “Dia da Conquista”, aconteceu na Escola municipal Maria Cruz. A equipe reabriu os serviços do programa Saúde na Escola que, no ano passado, atendeu 1.780 alunos do município.

O trabalho começou com uma avaliação postural de todos os alunos da escola. Os fisioterapeutas realizaram testes na cabeça, coluna e joelho de cada estudante, além de verificar o peso das mochilas. O objetivo é identificar os possíveis problemas existentes ou que podem ser ocasionados devido à má postura. A ação do NASF durou todo o dia, incluindo ainda ações de alimentação e nutrição, avaliação de saúde bucal e palestra com psicólogo. De acordo com a diretora da escola, Valdete Maria da Silva Santos, este trabalho só começou a acontecer depois do prefeito Elídio Queiroz. “Tudo começou do ano passado pra cá. Os pais ficaram surpresos e vendo as mudanças”, disse.

O primeiro dia do NASF só foi encerrado à noite com palestra envolvendo professores e pais de alunos. De acordo com o coordenador da Estratégia Saúde da Família, George Pereira, a equipe veio para melhorar os indicadores de saúde do município. “Eles trabalharão na ótica de promoção e prevenção da saúde, não só para o público escolar, mas toda a população do município”, disse, lembrando ainda que entre os profissionais estão um farmacêutico e um médico geriatra que trabalhará os grupos hipertensos e diabéticos. 






CONVITE

A E.M. Mons. Walfredo Gurgel tem a honra de convidar os Senhores Pais e responsáveis, para juntos com os professores, funcionários e alunos participarem do “1º Carnaval Cultural do Ginásio”, a ser realizado nessa quarta-feira, dia 26, saindo da frente da escola às 8h, encerrando às 10h, na Praça Plínio Saldanha. Animará o nosso carnaval a Banda E2 e alguns “Bonecos” vindos de Caicó.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Saúde confirma retorno do atendimento pediátrico e outros serviços em Jardim de Piranhas



A prefeitura de Jardim de Piranhas comunica que serão retomados os atendimentos pediátricos no município a partir da próxima quinta-feira, 27. O médico estará na Unidade Mista de Saúde Francisca Pereira Mariz para atender as crianças encaminhadas pelos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Também na quinta, estará em Jardim um oftalmologista que atenderá até 60 fichas. Este profissional passará a atender na cidade com frequência, em datas ainda a ser acertada. Nesta semana, também estará na Unidade de Saúde a ginecologista que atende a população jardinense a cada 15 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que O PSF 4, do Bairro Santo Amaro, que antes funcionava na Rua Margarida Cardoso, agora mudou para a rua General Clovis Gomes (em frente a escola Maria Cruz). A unidade funciona normal de segunda à quinta-feira nos períodos de manhã e tarde, e nas sextas-feiras somente pela manhã. O novo prédio dispõe de uma melhor estrutura física e condições de trabalho. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Carnaval dos Idosos faz população cair no frevo em Jardim de Piranhas



O carnaval chegou primeiro em Jardim de Piranhas, mas de um jeito bem especial. Nesta quinta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) realizou o Carnaval dos Idosos, uma festa para a população da cidade que reuniu os jovens da terceira idade, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e beneficiários do Bolsa Família.

Fantasiados, mascarados e cheios de adereços, os participantes percorreram as ruas da cidade ao som de frevos e marchinhas tocadas pelos meninos do SCFV, da banda marcial e banda filarmônica. Por onde passava, o Carnaval dos Idosos arrastava gente que não perdeu a oportunidade de antecipar a sua folia. O prefeito Elídio Queiroz esteve entre os foliões, além de outras autoridades. Para a secretária Cristina Queiroz, o evento foi um sucesso, firmando mais uma tradição cultural do município.






Elídio Queiroz faz discurso positivo e fala em perspectivas boas na Leitura Anual.



Positiva. Essa é a avaliação da leitura anual do prefeito Elídio Queiroz durante abertura do ano legislativo nesta quinta-feira, 20, em Jardim de Piranhas. Seguindo a formalidade, o prefeito apresentou os resultados de seu primeiro ano de gestão de forma clara e transparente, sem se esquecer de pedir apoio dos vereadores para ajudá-lo na condução das decisões que têm como foco o bem comum da população do município.

Elídio começou sua prestação de contas pela Educação, lembrando que o ano letivo tem começado sem atraso e que todos os convênios estão sendo executados. Também destacou que agora em março, dará o reajuste de 8,32% para os professores de acordo com a Lei do Piso, com garantia do retroativo de janeiro e fevereiro. Entre outras conquistas, o prefeito destacou os quase R$ 700 mil de recursos que serão investidos através desta pasta.

Na Saúde, o prefeito de Jardim de Piranhas enfatizou a reorganização de todos os serviços, o funcionamento de todos os PSFs, a correta escala de plantão da unidade mista e a conclusão da nova UBS. Destacou também que investirá mais de meio milhão de reais para construir e ampliar 6 unidades do PSF do município. Elídio recordou ainda do reajuste histórico dado para os Agentes de Saúde que antes só ganhavam um salário mínimo.

Na questão de Obras, Elídio Queiroz foi ponderado, explicando as dificuldades de os municípios realizarem ações estruturantes, dada a escassez de recursos. Entretanto, anunciou a perspectiva de quase R$ 18 milhões previstos para investimentos durante o seu governo através de emendas parlamentares já anunciadas e do saneamento básico através da Funasa.

Na Agricultura, o prefeito destacou o esforço para ajudar ao homem do campo tão sofrido com essa grande seca. A ênfase foi na distribuição de ração animal, na renovação do contrato com o programa Carro-Pipa e construção de adutora. Por fim, Elídio Queiroz enalteceu o grande trabalho que vem sendo realizado pela Assistência Social através de programas como o CRAS que tem ajudado toda a população em situação de vulnerabilidade, com destaques para as crianças, adolescentes e idosos.