quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Trabalho da prefeitura muda rotina de idosos em Jardim de Piranhas

Foi-se o tempo em que os avós eram aqueles velhinhos cansados e desinformados. Hoje eles buscam qualidade de vida. Em Jardim de Piranhas, o grupo de idosos é um exemplo do que querem esses jovens da terceira idade. Nesta terça-feira, 1º, quando se comemorou o dia do idoso, eles foram para a piscina, participaram de recreação, de dinâmicas e viram o dia passar como na juventude. 
É assim que tem sido o dia a dia de mais de 150 idosos dos 200 cadastrados pela Prefeitura no município seridoense. Na cidade, quem está na terceira idade têm um acompanhamento especializado do programa Estratégia da Família que inclui diversas especialidades médicas, desde nutricionistas a psicólogos, além dos profissionais do programa Saúde da Família: médicos, enfermeiros, agentes de saúde. Eles também têm prioridade no Centro Especializado de Saúde. A hidroterapia realizada toda quinta-feira é outra atividade a parte. 
A integração com outros grupos é mais uma maneira que a prefeitura achou de fazer os idosos saírem da rotina. Durante a Festa de Sant’Ana, em Caicó, eles fizeram procissão e movimentaram as ruas da cidade vizinha. Mas no dia 17 de setembro, durante a festa da padroeira de Jardim de Piranhas, Nossa Senhora dos Aflitos, eles é que foram os anfitriões, recebendo grupos de outros quatro municípios: Caicó, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e São José do Brejo do Cruz (PB). Mais de 1000 pessoas foram recebidas pelo município numa das maiores festas da terceira idade do Estado. Juntos, os idosos fizeram uma caminhada, tomaram café da manhã, realizaram um forró, almoçaram juntos e ainda participaram de sorteios com mais de 100 prêmios. 
Para a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Dayse Queiroz, é muito gratificante trabalhar com os idosos principalmente quando se tem apoio. “Já ouvi de muitos coordenadores a dificuldade de trabalhar por falta de atenção dos municípios”, disse. Para a secretária de Ação Social, Cristina Queiroz, cuidar dos idosos é prioridade em Jardim de Piranhas. “Essas pessoas doaram toda a sua vida cuidando da gente, agora é hora de serem cuidadas por nós”, disse Cristina. 

Fotos: Jael Max




Nenhum comentário:

Postar um comentário