sábado, 2 de março de 2019

Jardim de Piranhas realizou campanha FEVEREIRO COLORIDO


A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, através das ESF e os profissionais envolvidos, realizaram a campanha FEVEREIRO COLORIDO que ocorreu no período de 15 à 28 de fevereiro de 2019. Foram realizadas diversas ações pelas ESF tais como: rodas de conversa com usuários sobre as ISTs e também sobre a importância do uso de preservativos; palestras educativas na Escola Monsenhor Walfredo Gurgel com os alunos das turmas do 8° e 9° ano sobre os seguintes temas: Saúde sexual reprodutiva, Principais ISTs, Doenças na cavidade bucal e Gravidez na adolescência. As ações foram realizadas por vários profissionais: Enfermeira da ESF III, Enfermeira da ESF IV, Dentista e ASB da ESF III, Dentista e ASB da ESF IV.

No dia 27/02/19, às 13h, foi realizado palestra com o tema: Fevereiro Colorido – Prevenção de Sífilis, Aids e Gravidez para os alunos do turno vespertino da Escola Estadual Amaro Cavalcante de Jardim de Piranhas-RN. Esta Atividade Educativa foi realizada por profissionais das Estratégias de Saúde da Família I (Centro de Saúde), VI (Parque das Luzes) e NASF. Sendo os profissionais responsáveis os Cirurgiões-Dentistas Dra. Magna Queiroz e Dr. João Paulo, a enfermeira Dra. Maria José, Auxiliares de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde das ESF I e VI, além da assistente social e fisioterapeuta do NASF. Cerca de 30 adolescentes participaram da Atividade Educativa. No final da palestra foram distribuídos preservativos e escovas dentárias aos adolescentes.

A unidade de saúde da família ESF IV – Santo Amaro realizou ações em prol da conscientização e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis assim como gravidez na adolescência. As mobilizações ocorreram nas indústrias têxteis (fábricas de pano de prato e fábricas de redes), na unidade de saúde, na academia e na casa de drinks do bairro, visando abranger o máximo de público alvo possível. Foram realizadas palestras informativas e distribuição de preservativos. As equipes envolvidas contavam com enfermeira (Karine), técnica de enfermagem (Daguia), as ACS Simone, Maiara, e Maria dos Aflitos em conjunto com o dentista Júlio e sua Assistente Bucal Maria Suerda. A equipe também deu apoio a ESF III (Emboca), através de palestras direcionadas aos jovens/adolescentes da Escola Walfredo Gurgel nas turmas de 8ª e 9ª ano turnos matutino e vespertino.








Nenhum comentário:

Postar um comentário