sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Semana de prevenção do câncer de mama foi um sucesso em Jardim de Piranhas


A prefeitura de Jardim de Piranhas através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a semana de prevenção do câncer de mama. As atividades iniciaram na segunda-feira (15) e se estenderam até a tarde de quinta-feira (18). A semana iniciou com uma mesa redonda na rádio Vale do Piranhas FM, com a participação de enfermeira, agente comunitário de saúde da Estratégia Saúde da Família VI e usuária da Estratégia Saúde da Família VI.

Na terça-feira foi instalada a ‘Tenda Rosa’, ao lado da prefeitura, numa das principais avenidas da cidade, onde foram desenvolvidas ações de prevenção à saúde, serviços de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, antropometria, distribuição de folders etc. Além disso, foram realizados bate papos sobre fatores de proteção e fatores de risco nas lojas do centro. As ações foram executadas pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família, Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF e Gestão da secretaria de saúde. A tarde as atividades se estenderam nas UBS com exames de citológicos, auto-exames das mamas, distribuição de preservativos, material educativo e um café da tarde.

As ações tiveram continuidade na quarta-feira na Escola Estadual Professor Amaro Cavalcante, com bate papo sobre fatores de proteção e fatores de risco, coordenado pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF.

Para finalizar a semana, os profissionais da saúde realizaram uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero para o Grupo de idosos, no clube CAP e a tarde foi realizada a “corrida rosa” que contou com premiação e teve acompanhamento do Educador Físico do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF. A prova foi realizada na pista de cooper da Praça da igreja matriz de Nossa Senhora dos Aflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário