terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Delegados de todo o Brasil definem diretrizes para a saúde pública na 15ª CNS




Cerca de 3 mil pessoas entre delegados e convidados participaram da 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, entre os dias 1º a 4 de dezembro. Nas conferências, reúnem-se representantes de diversos segmentos da sociedade como, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços entre outros, para avaliar e propor novas diretrizes para a formulação da política de saúde nos municípios, estados e no País. Do RN, foram 72 representantes. O seridoense GEORGE PEREIRA, Coordenador de Saúde de Jardim de Piranhas-RN, foi um dos delegados eleitos para representar o Estado no evento. 

A conferência nacional acontece a cada quatro anos. Nestes espaços a sociedade se articula para garantir os interesses e necessidades da população na área da saúde e assegurar o direito à saúde universal e gratuito como estabelece a Constituição Federal.

Este ano a 15ªCNS foi marcada por vários atos em defesa da democracia e pelo direito à saúde universal, como a Marcha em Defesa do SUS, o ato político em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães em protesto a situação política que o Brasil vive com o pedido de impeachment e também o ápice do evento marcada pela presença da presidenta Dilma Rousseff.

A 15ªCNS terminou com oito diretrizes, 40 proposições e 27 moções resultantes das discussões em 28 grupos de trabalho.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário