terça-feira, 11 de junho de 2013

Jardim de Piranhas já vacinou 60% do público alvo contra a Paralisia Infantil

A secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas já atingiu 60% do público alvo na campanha contra a Paralisia Infantil. A vacinação teve início neste sábado, 8, e segue até o dia 21 de junho, com a meta de atingir 95% das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), em todo o município.

A meta está sendo alcançada porque a Prefeitura montou um trabalho conjunto envolvendo todas as equipes de saúde disponíveis e iniciando a cobertura da zona rural antes do dia D. O atendimento nas comunidades rurais teve início no dia 4, e está sendo realizado em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde de cada localidade.

A abertura oficial da vacinação (o dia D) aconteceu na Equipe da Estratégia Saúde da Família I e contou com a presença dos profissionais de saúde e das crianças do Município. Em toda a cidade de Jardim de Piranhas cinco postos de vacinação estão abastecidos para realizar a imunização contra a poliomielite.

Entenda

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode provocar sequelas permanentes ou levar à morte. O único reservatório da poliomielite é o homem. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, mas com sensibilidade preservada. A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. Este é o 34º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 24º ano sem a doença no país.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário