quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Jardim de Piranhas participa da Conferência Nacional de Cultura

O coordenador de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jardim de Piranhas, Berg Bezerra, viajou nesta quarta-feira (27) a Brasília para participar da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), a partir das 19h30, no Teatro Nacional, com abertura da ministra Marta Suplicy. Berg que não foi escolhido como delegado na Conferência Estadual participa do evento a convite especial do chefe da região Nordeste do MinC, Gilson Matias, que ficou impressionado com a condução do processo de implantação dos instrumentos de cultura em Jardim de Piranhas.

A Plenária Nacional, que segue até domingo (1º), reunirá cerca de 2 mil participantes dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, na busca por um consenso, no texto final, que listará as 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais. Mas as discussões da III CNC começaram em junho deste ano, com as etapas municipais e intermunicipais de debates, sendo que todo o processo de priorização de propostas já envolveu a participação de 450 mil pessoas, em todo país.

Jardim de Piranhas se destacou para o MinC devido a organização, eficiência e agilidade na condução do processo que já está em fase final. De acordo com Berg Bezerra tudo foi realizado dentro dos prazos e das leis vigentes, com total conhecimento do Ministério. “Aguardamos agora a aprovação do Fundo Municipal, do Plano e do Sistema municipal de Cultura do município que está nas mãos da Câmara Municipal. Após aprovação, partiremos para a dotação orçamentária e criação de uma secretaria específica”, explica Berg. Segundo ele, se tudo correr até o início do ano que vem, é possível que já em 2014, Jardim comece a receber verba federal para financiar as atividades artísticas da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário