quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Educação do Estado divide escola em duas para não ceder prédio que seria usado como centro de cultura em Jardim de Piranhas.

A Secretaria de Educação do Estado e a Diretoria Regional de Educação (DIRED/Caicó) tomaram uma decisão no mínimo equivocada em Jardim de Piranhas. Eles vão dividir os poucos alunos da escola estadual Machado de Assis com a escola estadual Padre João Maria. Detalhe: a primeira tem alunos de menos e espaço demais, enquanto a segunda só dispõe de duas salas.

Segundo os órgãos, a decisão de transferir os estudantes da Machado de Assis para a Padre João Maria foi dos próprios pais dos alunos que estariam reclamando da estrutura da escola. A Secretaria garante que tem uma ata assinada com esta decisão, mas isso não evitou que a população e os próprios pais reclamassem da medida. O próprio vice-diretor da Dired, José Rosa, disse que, ao ver a estrutura das duas escolas, se posicionou contra a mudança.

A cidade está inconformada com a mudança por dois motivos: primeiro que a Educação do Estado terá de fazer mágica para colocar cinco turmas do Machado de Assis em duas salas da Padre João Maria, sendo inclusive obrigada a juntar duas turmas do ensino infantil. Para piorar, mesmo a secretaria tendo usado a falta de estrutura da Machado de Assis como motivo para retirada dos alunos, manterá a escola funcionando com os estudantes do Mais Educação.

A segunda questão é que os jardinenses esperavam que a escola Padre João Maria se transformasse em um centro de cultura. Esse projeto foi prometido ainda pelo secretário de Educação, Ruy Pereira (falecido), que autorizou a reforma na escola. Recentemente, esta ação foi confirmada pela governadora Rosalba Ciarlini que teria confirmado em visita à cidade que cederia o prédio ao município para este fim.

 
Escola Padre João Maria foi pedida pelo município para se tornar um centro de cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário