sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Médico cubano recebe treinamento e já pode atuar em Jardim de Piranhas

O médico cubano, Rafael Ernesto, enviado à Jardim de Piranhas pelo programa Mais Médicos, já está pronto para iniciar suas obrigações junto à equipe da Estratégia Saúde da Família. Nesta semana, ele passou por treinamento e realizou a visita de conhecimento da área onde vai atuar. Também recebeu do município os indicadores de saúde, conheceu as principais incidências, doenças prevalentes, responsabilidade das famílias e território; quantidade de famílias e localidades a serem acompanhadas, além de ter ciência do que o Ministério da Saúde preconiza como prioritário em seu trabalho

Rafael Ernesto tem 20 anos de formação e um currículo invejável, tendo atuado, além de Cuba, também na Venezuela e Bolívia. Ele atuará como médico generalista na zona rural de Jardim de Piranhas. Para o coordenador da Estratégia Saúde da Família, George Pereira, o primeiro contato com o médico não poderia ser melhor. “A impressão foi muito positiva porque senti que ele tem uma bagagem muito grande com relação à saúde pública e nós apostamos na realização de uma política voltada para a prevenção e promoção à saúde”, destacou.

A chegada do médico cubano fortalece ainda mais o trabalho da saúde em Jardim de Piranhas que vive um momento novo. George explica que, tanto as cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF), quanto a unidade mista Francisca Pereira Mariz estão com as escalas de plantão fechadas. Além disso, a zona rural possui estrutura para receber as equipes do PSF e outros pontos estão previstos para serem construídos. “Com Elídio Queiroz a saúde deu um salto muito grande, até porque, como gestor, ele nos dá liberdade para planejarmos ações, desde que sejam voltadas para melhoria da saúde do município. A preocupação maior dele é a assistência da população”, finalizou George Pereira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário