quinta-feira, 24 de abril de 2014

Jardim de Piranhas avança na construção do Sistema Municipal de Cultura



Até o final deste ano, Jardim de Piranhas deve se tornar independente na área de Cultura. Neste mês, a Câmara Municipal aprovou o Fundo Municipal de Cultura, a terceira conquista das sete a serem percorridas até dezembro. Recentemente, o Legislativo aprovou também o Conselho Municipal de Cultura, que foi formado pela Prefeitura e já está em plena atividade. Tudo isso está acontecendo porque a administração Elídio Queiroz conseguiu a adesão de Jardim de Piranhas no Sistema Nacional de Cultura.

O coordenador de Cultura da Secretaria de Educação, Berg Bezerra, lamenta que a burocracia brasileira dificulte o andamento de questões como essas. Contudo, ressalta que a luta em favor dos artistas e do patrimônio imaterial do município está bem adiantada. “Os próximos passos serão: aprovar o Sistema Municipal de Cultura, realizar duas pré-conferências para elaborar o plano, junto ao Conselho, implantar o Sistema de Informações e Indicadores Culturais e criar a Secretaria Municipal de Cultura, desmembrando da Educação”, disse.

O prefeito Elídio Queiroz destaca que este é também uma prioridade de seu governo e enfatiza que a construção do Sistema Municipal de Cultura vem acontecendo gradativamente em vários setores. “Isso passa pela valorização do artesanato, o fortalecimento da indústria têxtil, a construção de grupos de teatro, apoio aos atletas das artes marciais, capoeira, entre outros, sem falar nas festas tradicionais como o São João e a parte social da festa da Padroeira”, completou Elídio Queiroz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário