quinta-feira, 27 de março de 2014

Jardim de Piranhas realiza campanha contra a tuberculose



Termina nesta sexta-feira, 28, a campanha nacional de combate à tuberculose. Desde o dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, por meio da Estratégia Saúde da Família, realiza o trabalho de busca de pacientes sintomáticos e detecção de casos novos, com orientações, palestras nas escolas, atendimento ao idoso e realização de coleta de BK aos sintomáticos. As atividades acontecem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Para encerrar os trabalhos, a Saúde montará nesta sexta-feira, 28, uma tenda na praça Plínio Saldanha, onde estarão todos os profissionais de saúde realizando panfletagens e coleta de BK. Em 2013, foram diagnosticados dois casos de pacientes residentes em Jardim de Piranhas, ambos eram casos novos. Os pacientes foram tratados e curados dentro do esperado. O tratamento que leva aproximadamente seis meses é gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS).

DOENÇA
A tuberculose é uma doença grave, porém curável, em praticamente 100% dos casos novos, desde que os princípios do tratamento sejam seguidos. É um problema de saúde prioritário no Brasil que, juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, possuem 80% dos casos mundiais da doença. Possível de curar e fácil de evitar, a tuberculose mata aproximadamente 4.500 pessoas no Brasil a cada ano. Em sua maioria, os óbitos ocorrem nas regiões metropolitanas e em unidades hospitalares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário