sexta-feira, 7 de março de 2014

Jardim de Piranhas terá vacinação contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos

A partir desta segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas, começa a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas e adolescentes com idade entre 11 anos e 13 anos. As aplicações acontecem a partir das 8h da manhã na Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, no bairro Emboca e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero. A imunização, porém, é preventiva e não dispensa o uso de camisinha durante a relação sexual.

Com a vacinação, o Ministério da Saúde pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. Durante o período da campanha, os pais e responsáveis que não queiram que as adolescentes sejam imunizadas, irão assinar um termo assumindo total responsabilidade pela decisão.Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

De acordo com o coordenador da Estratégia Saúde da Família (ESF), George Pereira, o calendário programado pelo governo federal prevê que a implantação da vacina vai acontecer de forma gradual. “Em 2014, a população alvo será composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 11 anos e a partir de 2016, serão vacinadas a meninas de 9 anos de idade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário