quarta-feira, 22 de maio de 2013

SEARA realiza trabalho de Cadeia Sucessória em Jardim de Piranhas/RN


A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária (SEARA) já iniciou com os Beneficiários do Programa de cadastro de Terras e Regularização Fundiária do Município de Jardim de Piranhas/RN, trabalhos de cadeia Sucessória juntamente com o cartório da cidade. As atividades encerrarão nesta sexta-feira, dia 17/05. 
Este trabalho está sendo realizado por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado e Governo Federal através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e conta com total apoio da Prefeitura de Jardim de Piranhas. Ele tem como objetivo, legitimar se os dossiês dos imóveis apresentados pelos agricultores são verdadeiros, se as famílias cadastradas se enquadram de fato nas modalidades de titulação, tais como: domínio, posse ou justo título. 
A Cadeia Sucessória ocorre em três etapas: Cadastro, Georreferenciamento e titulação. O cadastro dos imóveis rurais é feito por meio do levantamento de informações relacionadas às propriedades tais como: dados pessoais do produtor, de sua família, condições da propriedade em termos de posse e uso, situação econômica e de exploração do imóvel. 
O georreferenciamento consiste na medição precisa e atualizada das propriedades por meio da utilização de aparelhos GPS, via satélite. Com isso, é possível reduzir as disparidades existentes entre área declarada na escritura e situação real do imóvel. Os imóveis passíveis de regularização poderão nesta etapa receber o título de posse. Para isso, é preciso comprovar, por meio de documentos, que mora na terra, vive dela e pratica a agricultura familiar. O trabalho é minucioso e visa eliminar qualquer eventual problema com as famílias rurais beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário